Empresa de geotecnologia publica mapas com os maiores produtores de soja, os municípios com maior proporção de área plantada e ranking inédito.
Atualmente, o oeste da Bahia é considerado um dos melhores lugares no Brasil para comprar ou arrendar fazendas devido à sua condição climática favorável e à qualidade de solo fértil.
Considerado o celeiro produtivo do agro no estado, o oeste da Bahia é onde ficam localizados os municípios que lideram o PIB agropecuário. Além de São Desidério, encabeçam a lista Formosa do Rio Preto, Correntina, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. A soja, o milho e o algodão continuam sendo os carros chefes da produção.
Com esses números espetaculares, temos 2 (dois) municípios no Oeste da Bahia que lideram a produção de Soja no País.
A empresa de geotecnologia, Agrosatélite, está publicando uma série em suas redes sociais onde ela mostra vários rankings interessantes da produção do grão no país, o primeiro episódio apresentou o ranking dos 10 municípios do Brasil que mais produziram soja na safra 21/22. São municípios bastante conhecidos pela relevância da produção agrícola do país. Possuem características em comum como a grande extensão territorial, uma agricultura de larga escala e bastante tecnificada.
Formosa do Rio Preto – Bahia
Ocupa o 2º do Ranking nacional, com 484.437 hectares produzidos
São Desidério – Bahia
Ocupa o 4º do Ranking nacional, com 434.126 hectares produzidos
O Brasil é número um no mundo em produção e exportação de soja – A oleaginosa também é uma principal geradora de divisas para o Brasil e tem ajudado na manutenção do superavit da balança comercial do país nos últimos anos, além de contribuir para o crescimento econômico de diversas regiões do país. Os municípios que apresentam a maior proporção da área de soja em relação à área total do município demonstram a relevância da cultura para suas economias locais, além de serem responsáveis por uma parcela significativa da produção nacional da commodity.
Fonte: Agrosatélite